BI no setor atacadista
BI – business intelligence – também pode ser aplicado no setor atacadista, e vamos te contar neste artigo como funciona. Mas antes, que tal relembrarmos o que é BI?
O que é BI?
Por mais que o termo pareça ser moderno, ele existe desde 1980. Surgiu para denominar sistemas computacionais de compartilhamento de informações nas empresas. O foco desses sistemas sempre foi um só: transformar DADOS em INFORMAÇÕES.
Com o mesmo foco, as soluções de BI hoje agregam muito mais áreas de conhecimento, utilizam mais ferramentas e áreas da ciência para efetuar as análises e interpretá-las, para transformar os dados em informações, e as informações em insights.
Análise de dados no setor atacadista
O Business Intelligence no setor atacadista deve começar pelo “básico” que a tecnologia pode prover: o levantamento de dados.
É muito importante que os atacados distribuidores tenham análises específicas. Elas precisam demonstrar, por meio de indicadores reais, a situação do da operação, contemplando todos os departamentos.
Algumas perguntas podem ajudar a decifrar como está o andamento de sua empresa. Você sabe qual é o seu supervisor mais lucrativo e por quê? Sabe dizer quais produtos estão estocados em excesso, acima do giro médio? E o número de clientes inativos hoje?
Ter informações precisas e confiáveis sobre o negócio permitirá melhores negociações com seus fornecedores e clientes, garantindo maior rentabilidade e também reduzindo custos com ações emergenciais e com retrabalho.
Mais organização
Com BI aplicado no setor de varejo é possível estabelecer processos claros e eficazes de captação de dados, análise e sincronização de novas informações é fundamental para a gestão de mercados, lojas, consumidores, produtos, colaboradores, parceiros, fornecedores e toda a cadeia do varejo. Conteúdos organizados, atualizados e precisos são vitais para obter aproveitamento máximo do BI.