Empresário | como saber se está na hora de trocar seu sistema
Quando falamos em sistema web ou software que tem como função administrar um negócio, organizar setores e padronizar métodos, geralmente um frio na barriga surge nos funcionários. Nem todos estão inseridos totalmente no mundo dos uns e zeros, e muitos acreditam que esses sistemas burocratizam demais os processos.
Essa “má fama” existe justamente porque muitas empresas demoram muito para atualizar suas ferramentas, e elas acabam mais atrapalhando do que ajudando seu funcionamento. Mas, essas ferramentas são essenciais para garantir segurança, precisão e performance.
Mas então, como saber se está na hora de trocar o seu sistema? Vem com a gente nesse checklist de sinais.
Sinal 1 – Tecnologia defasada
Seu sistema ainda funciona numa tela preta e códigos de programação? Ou ele é relativamente novo mas ainda não se adapta aos diferentes tamanhos de telas? Se a tecnologia está antiga, esse é o primeiro sinal.
Sinal 2 – Dados não se integram
Os setores se conversam através do sistema? É possível tomar decisões olhando o “todo” da empresa por meio dos dados? Se a resposta for não, está na hora de trocar seu sistema.
Sinal 3 – Não gera relatórios de performance
O sistema tem apenas como função para organizar as tarefas? Ele gera, a partir dos dados, conclusões inteligentes? O Business Intelligence é peça fundamental nos sistemas hoje.
Sinal 4 – Dashboard difícil de navegar
Os primeiros itens que seus funcionários e líderes veem é amigável e fácil de entender? A dashboard é a primeira impressão que fica sobre a qualidade e profissionalismo da organização da sua empresa.
Sinal 5 – Sistemas pouco intuitivos
Se o seu sistema requer muito treinamento para poder ser usado, e muitas vezes desloca especialistas de suas posições para treinar os novos colaboradores, tendo como consequência uma baixa na produtividade, esse também é um sinal importante de que está na hora de trocar o sistema da sua empresa.