Contato
Blog - Gestão Tributária | não cometa esses 5 erros

Gestão Tributária | não cometa esses 5 erros

Assuntos abordados:

Compartilhe:

Gestão Tributária | não cometa esses 5 erros

Mesmo sendo importante e essencial para as empresas, investir em planejamento tributário não é um ponto unânime nas tomadas de decisões gerenciais. Por causa disso, a gestão fiscal da empresa muitas vezes é colocada para lateral, e por ser mantida em segundo plano os erros se acumulam.

1. Pagar tributos excessivos

Infelizmente, pagar tributos em excesso é um erro recorrente em empresas de todos os portes e segmentos. Porém, por que isso acontece? A raiz do problema está na realização de cálculos incorretos, por erro na alíquota ou na base de cálculo. Para superar o problema, é preciso estar atualizado com a legislação, conhecer bem os fatos geradores, investir em uma consultoria contábil e, claro, não errar na hora de fazer os cálculos.

2 – Trabalhar sem um planejamento fiscal

Quando o planejamento é malfeito ou simplesmente ignorado, as chances de erros contábeis aumentam, assim como a possibilidade que a empresa seja surpreendida por um imposto e sofra um golpe duro em suas finanças por essa despesa inesperada.

3 – Errar na escolha do regime tributário

No Brasil, existem três regimes tributários: o Simples, o Lucro Real e o Lucro Presumido. Dependendo da área de atuação e dos rendimentos anuais, uma dessas opções será mais vantajosa, resultando em uma redução expressiva dos gastos com impostos.

4 – Não acompanhar a evolução da legislação

As leis tributárias nunca foram exatamente estáveis no Brasil, mas nos últimos anos elas estão passando por transformações mais significativas, como a introdução do eSocial, e a tendência é que isso se intensifique durante a próxima década.
Portanto, para uma boa gestão tributária é fundamental se manter informado e conhecer todas as mudanças frequentes em alíquotas, procedimentos e regras.

5 – Não utilizar, de forma mais efetiva, as informações geradas pela sua Contabilidade

Muitas vezes, devido ao foco exclusivo na sua atividade final, o empresário tende a ignorar novas possibilidades, nesse caso aquelas geradas pela contabilidade. Ao acreditar que o setor contábil da empresa é um instrumento meramente de exibição, onde ele comparece apenas para saber se a empresa está gerando lucro ou não, é deixado de lado o caráter estratégico que esse setor possui. É essencial que o empresário use esse setor ao seu favor.

Você também vai gostar:

Ferramentas para alavancar o seu negócio

Metodologia e conceitos, desenvolvidos para sua EMPRESA obter os melhores RESULTADOS